«

»

mar 31

TCE-PI realiza seminário para qualificar gestores da microrregião de Picos

O Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI) iniciou na manhã desta quinta-feira (30), no auditório do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o IV Seminário Para Novos Gestores e Ouvidoria Itinerante em Picos (310 quilômetros ao sul de Teresina). O evento, que prossegue até sábado, 1º de abril, reúne prefeitos, vereadores, presidentes de câmaras municipais, secretários e servidores públicos de 23 cidades da microrregião de Picos.

Representantes de associações e entidades comunitárias também participam. O seminário consta de palestras e minicursos sobre gestão, licitações e contratos, IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal), obras e outras áreas da administração pública. Na abertura, o presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo, disse que o evento objetiva qualificar os gestores, promover a boa gestão e orientar representantes da comunidade sobre a fiscalização da administração pública.

“O TCE-PI está levando conhecimento aos municípios, a fim de orientar e preparar os gestores para exercerem o seu papel com mais eficiência e eficácia”, declarou ele. O prefeito de Picos, Padre Walmir Lima, disse que os seminários do TCE-PI contribuem para melhorar a gestão das prefeituras. “Eventos como este servem para instruir os gestores e ajudar as equipes das prefeituras a vencer as dificuldades que a boa gestão pública nos impõe. Estamos felizes por sediar este seminário!”, afirmou.

Participaram da solenidade de abertura os conselheiros Kléber Eulálio e Waltânia Alvarenga, o diretor da Dfam (Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal), Vilmar Barros, o presidente da Associação Jurídica e Social do Piauí (Ajuspi), Alano Dourado; o presidente da Subseção de Picos da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), Franklin Bezerra; e o diretor do Campus Helvídio Nunes, Francisco Cleyson da Costa.

A presidente do Observatório Social em Picos, Edna Moura, e a presidente da Comissão de Fiscalização da Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Piauí, Rita Lemos, também foram chamados para compor a mesa de honra. Rita Lemos aproveitou a oportunidade para falar aos prefeitos e outros gestores presentes sobre a necessidade de implantação do Plano Municipal da Primeira Infância, que faz parte de uma mobilização nacional para melhorar o atendimento dos municípios à criança.

 

Fonte: http://www.tce.pi.gov.br/tce-pi-realiza-seminario-para-qualificar-gestores-da-microrregiao-de-picos/