jan 08

Inscrições para residência médica e multiprofissional da Uespi encerram na segunda (8)

 

Ao todo, são 56 vagas distribuídas nos editais.

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prop), informa que as inscrições para processo seletivo para as Residências Médica e Residências Multiprofissionais em “Saúde da Família e Comunidade” e “Terapia Intensiva do Adulto” poderão ser realizadas até segunda-feira (08), somente via site do Nucepe. Ao todo, são 56 vagas distribuídas nos editais.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS) Uespi, Celina Castelo, o edital traz novas especialidades para a seleção de profissionais médicos e não médicos para as residências. “Lançamos três editais, o da residência médica oferece 25 vagas em 12 especialidades diferentes, quatro especialidades que foram credenciadas agora: ortopedia, traumatologia, nefrologia e urologia. As outras especialidades têm uma história mais longa na Uespi”, diz a coordenadora.

“Os outros dois editais são de residência multiprofissionais que oferecem 16 vagas para enfermeiros, educadores físicos, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e cirurgiões dentistas. A multiprofissional em Terapia Intensiva do Adulto oferece 15 vagas para profissionais na área de Enfermagem, psicólogos e fisioterapeutas”, explica Celina.

Os candidatos devem verificar a documentação estabelecida no edital da área, efetuar o cadastro, preencher o requerimento de inscrição, enviá-lo via internet (www.nucepe.uespi.br) até às 13h da próxima segunda (08), horário do Piauí, imprimir o boleto bancário referente à taxa de inscrição e efetuar a quitação.

O processo seletivo compreenderá 3 (três) etapas.  Etapa I – Prova Escrita Objetiva (eliminatória e classificatória); Etapa II – Currículo Pontuado (classificatória) e Etapa III – Memorial e Entrevista (classificatória). Até dia 18 de janeiro serão divulgados os locais de aplicação da prova escrita objetiva por meio do cartão de informação na internet.

As provas das três modalidades de residências serão aplicadas no dia 20 de janeiro, na cidade de Teresina, em diferentes horários:

  •  Residência Médica (Programa com Pré-Requisito) no horário de 14h às 16h (horário do Piauí);
  •  Residência Médica (Programa de acesso direto) no horário de 14h às 18h (horário do Piauí);
  •  Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, no horário de 14h às 18h (horário do Piauí);
  •  Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva do Adulto, no horário de 14h às 18h (horário do Piauí).

Os resultados finais serão divulgados dia 26 de fevereiro de 2018 e as matrículas da primeira chamada ocorrem dias 27 e 28 do referido mês.

A residência médica atuará nos hospitais Getúlio Vargas (HGV), Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) e Hospital Infantil Lucídio Portela (HILP) e as outras residências multiprofissionais desenvolvem ações junto à Uespi no Sistema Único de Saúde (SUS) e na perspectiva da promoção da saúde para as comunidades em todo o estado.

Autoria: Vanderson de Paulo