»

mar 31

Funasa anuncia ações de saneamento para municípios do Piauí

Arte: Edmar Chaperman

Os municípios do Piauí serão beneficiados por ações da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em obras de saneamento. Nesta quarta-feira, 15/3, o presidente da Funasa, Henrique Pires, vai anunciar os benefícios no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiesp), às 9h. O evento será realizado paralelo ao I Congresso das Cidades do Piauí. Na ocasião, as prefeituras vão receber orientações sobre os Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB).

As ações da Funasa são referentes a melhorias sanitárias domiciliares, saneamento rural, sistemas de abastecimento de água e elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) em municípios com população até 50 mil habitantes.

O PMSB é um instrumento estratégico de planejamento e gestão participativa para atender os preceitos da Lei n° 11.445/2007, que determina que todos os municípios possuam os seus mecanismos de planejamento e controle social dos serviços de saneamento. O Plano abrange quatro eixos: abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e manejo das águas pluviais.

De acordo com o Presidente da Funasa, Henrique Pires, os recursos são fundamentais na melhoria na saúde da população “Investir em saneamento é uma maneira preventiva de se evitar endemias, por esse motivo os planos são essenciais para o planejamento dos investimentos no setor”, finaliza.

Por Jéssica Fernandes, da Coordenação de Comunicação Social

Atendimento à imprensa (61)3314-6440

Fonte: http://www.funasa.gov.br/site/funasa-anuncia-acoes-de-saneamento-para-municipios-do-piaui/